Você já ouviu falar dos cenotes no México? Essas maravilhas naturais são verdadeiros tesouros escondidos no meio da natureza intocada. Se você está planejando uma viagem para o México, não pode deixar de incluir os cenotes no seu roteiro.
Mas afinal, o que são cenotes?
Cenotes são piscinas naturais formadas em cavidades rochosas, algumas delas em cavernas subterrâneas. Essas piscinas são verdadeiras conexões entre áreas que foram alagadas ou soterradas na superfície da terra em algum momento da história. As águas são super cristalinas e limpinhas, e podem variar entre tons de azul e verde. Alguns cenotes são tão escondidos que ficam completamente no escuro, mas outros recebem um pouquinho de luz do sol através de pequenas aberturas.
É verdade que a água costuma ser um pouco mais fria, mas isso é uma ótima maneira de se refrescar do calorão do México. Ah, mas é importante lembrar que esses lugares são superprotegidos e alguns exigem a presença de um guia local. Por isso, é bom ficar atento às regras e seguir as orientações dos guias.
Se você quiser conhecer os melhores cenotes do México, pegue um caderninho e anote tudo para não perder nada.
5 dicas de Cenotes no México
1. Cenote Ik Kil
O incrível Cenote Ik Kil, também conhecido como Cenote Azul. É gigantesco, com 50 metros de profundidade e 60 metros de diâmetro, e está dentro de um parque fácil de acessar. Claro, tem que pagar uma entrada para entrar, mas vale a pena! Ao descer as escadas de pedra, você vai se surpreender com a beleza da água cristalina, cachoeiras e peixinhos nadando. No começo pode parecer um pouco sombrio por causa dos cipós, mas assim que os raios de sol tocarem o cenote, você vai entender a mágica do lugar!
2. Cenote dos Ojos
O Cenote dos Ojos, fica pertinho de Tulum e Playa del Carmen. Também é gigante, com mais de 60 km de área total, e cerca de 17 metros de profundidade! As águas são tão limpas e transparentes que a gente consegue ver tudo! O cenote tem uma cor azulada e parece que tem dois olhos (por causa de duas cavernas circulares).
É muito procurado pelos amantes do mergulho. Mas, para entrar, é preciso pagar uma taxa e contratar um guia. Ah, e equipamentos de mergulho são alugados separadamente.
3. Gran Cenote
Localizado a cerca de 60km da Playa del Carmen, o Gran Cenote é um dos mais populares da região. É um ótimo lugar para os turistas que querem nadar, fazer snorkel ou mergulho, e é muito fácil chegar lá.
As águas cristalinas e profundas são de um azul impressionante, e combinam perfeitamente com as formações rochosas e a vegetação local.
Para entrar no Gran Cenote, você precisa pagar uma pequena taxa de entrada, além do aluguel do equipamento de snorkel, se quiser praticar o mergulho!
A área é mais aberta que outras, o que significa que a luz do sol entra facilmente na caverna, iluminando a água e fazendo que a vegetação seja mais rica, tornando tudo ainda mais bonito.
E um fato interessante é que há duas cavidades, e você pode atravessar de uma à outra, passando pela abertura subaquática!
4. Cenote Tankach-Há
Esse cenote é um verdadeiro tesouro escondido no México, e mesmo com um nome um pouco complicado de pronunciar, é um lugar que você não pode deixar de visitar. As águas são tão cristalinas que parecem um espelho, permitindo uma vista incrível das rochas no fundo. Em alguns pontos, a água tem um tom azulado devido à iluminação natural. Esse cenote é um dos mais profundos do país, com uma profundidade que varia de 4 a 35 metros, e está localizado próximo à cidade de Cobá, a uma distância razoável de Cancun. O local é uma verdadeira obra-prima da natureza, uma caverna escavada em rocha calcária. A entrada é através de escadarias de madeira, e há uma taxa de entrada. Esse cenote é muito famoso na região e é um destino imperdível para os turistas que visitam a área!
5.Cenote Suytún
O Cenote Suytún é um lugar sagrado e importante para os antigos maias, que realizavam sacrifícios e rituais em suas águas cristalinas. A formação natural desse cenote é única, originada pela deterioração de rochas calcárias, que permitem que as águas subterrâneas surjam à superfície. Essas águas são puras, frias e cristalinas, fluindo através de canais submersos para outros cenotes que só podem ser acessados por mergulhadores experientes.
Com uma profundidade de até 5 metros, é possível observar peixes de água doce que vivem no local, especialmente quando a luz solar entra e ilumina a água. As colunas de estalactites no interior do cenote adicionam ainda mais beleza ao visual.
O acesso ao Cenote Suytún é feito por escadas de pedra e é possível apreciar espetáculos de música e dança maias realizados por alunos das escolas locais, tornando a experiência ainda mais cultural e interessante.
Enfim, se você tá planejando uma viagem para o México, não esquece de incluir os Cenotes no seu roteiro. Existem vários por lá e garanto que é uma experiência que você não vai esquecer. Ah, e importante seguir as regras e orientações dos guias locais pra não prejudicar a beleza natural desses lugares maravilhosos.